09/11/2022

Acidentes de Trabalho: conscientização e prevenção

Uma empresa que conhece seus riscos e conscientiza seus funcionários, ajuda a evitar muitos acidentes.

Acidente de trabalho é toda ocorrência não desejada no exercício da atividade a serviço da empresa, podendo provocar lesão corporal, perturbação funcional, morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.


Conscientização dos trabalhadores evita acidentes do trabalho
O Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda, feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostrou que o número afastamentos por doenças relacionadas ao ambiente profissional cresceu 25% nos últimos dez anos. Esses dados mostram que as empresas precisam começar a investir ainda mais em prevenção e na conscientização dos empregados.

O problema é que muitos empresários ainda enxergam isso apenas como um gasto desnecessário. O que se vê, porém, é justamente o contrário. Implementar um sistema de prevenção de acidentes pode trazer uma série de benefícios, que vão desde melhorias no bem-estar do trabalhador até uma maior credibilidade da marca.


Oriente o uso de EPIs e EPCs
Quando um EPC é instalado em uma empresa ou uma remessa de EPIs é fornecida aos trabalhadores, eles devem passar por um treinamento e ser orientados para o uso correto e a manutenção adequada desses equipamentos.

O empregador e os profissionais incumbidos da segurança nos espaços laborais devem fiscalizar regularmente se os equipamentos estão sendo bem utilizados, bem como semanal ou diariamente reforçar o uso desses instrumentos.

Os empregadores têm a obrigação legal de cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários da empresa, oferecendo-lhes as medidas e os EPIs adequados para que fiquem protegidos dos diversos riscos de acidente de trabalho. Os acidentes não podem ser rotineiros e eles não acontecem por acaso, mas muitas vezes por descaso — tanto do patrão, quanto do empregado.