05/08/2020

Dia Nacional da Saúde - 5 de Agosto

O dia nacional da saúde será, certamente, de mais reflexão do que comemoração.

Foi em 8 de novembro de 1971 que um Decreto-lei de número 5352 determinou que este dia seria dedicado a conscientizar a população acerca do valor da saúde. O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto e foi escolhido em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, por sua grande preocupação com a saúde pública e principalmente no combate às doenças transmissíveis.

E agora, em 2020, a humanidade passa por um caos devido a pandemia do novo Coronavírus. O próximo dia 5 de agosto não será de comemoração mas de reflexão se o mundo, em especial o Brasil, estão no caminho certo quanto ao atendimento de pacientes e ao cuidado integral de saúde.

O setor de saúde brasileiro carece não só de investimentos, mas de modernização, eficiência e investimentos na prevenção. Com a pandemia muitos problemas crônicos ficaram evidentes e não são exclusividade do Brasil.

Assim como em diversos departamentos da economia, o segmento de cuidados com a saúde passa por um momento de intensas transformações. O distanciamento social ocasionado pela Covid-19, provocou uma série de mudanças, não só no comportamento e consumo dos brasileiros, mas também em como as empresas têm se “virado” para atender a alta demanda.


Cuide da saúde dentro e fora do ambiente de trabalho

O cuidado com a saúde deve estar presente em todos os aspectos da vida, no pessoal, no profissional, nas relações, nos hobbies. A Medicina do Trabalho pode proporcionar uma melhoria da qualidade de vida do indivíduo como profissional, mas é preciso que cada um faça a sua parte para ter o corpo e a mente sempre sãos.

A saúde de cada um de nós é uma só. Portanto, devemos procurar atitudes saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho, como:

Seguir uma alimentação saudável
Praticar atividade física regularmente
Ter bons relacionamentos dentro e fora do trabalho
Aproveitar o máximo de tempo possível com a família e amigos
Comparecer aos exames médicos periódicos do trabalho
Participar das atividades físicas e de bem-estar no trabalho
Consultar preventivamente, sempre que desejarmos, um clínico geral ou um médico de família. Exames clínicos podem ser mais efetivos que os exames laboratoriais