Você sabe exatamente o que é Outubro Rosa e como surgiu a sua história?
Quando chega o mês de outubro, os consultórios médicos — assim como escolas, museus e pontos comerciais — ganham detalhes cor-de-rosa na decoração. Ainda, os profissionais das mais diversas áreas, como da saúde e da educação, usam uma fitinha rosa em forma de laço. Esse é o Outubro Rosa, uma importante campanha pela prevenção do câncer de mama.
Tudo isso tem um principal objetivo: trazer conhecimento sobre o câncer de mama para a população, além de servir como um lembrete para aqueles que já reconhecem a causa. Mas você sabe exatamente o que é Outubro Rosa e como surgiu a sua história?
O que é Outubro Rosa?
Desde os anos 90, o mês de outubro é conhecido mundialmente como o período reservado especialmente para a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O grande objetivo desse movimento é compartilhar informações sobre essa doença e, mais recentemente, sobre o câncer no colo do útero também.
O laço rosa é um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês. Inclusive, ao entrar nos transportes públicos, é possível ver motoristas e condutores com a fitinha rosa. Além disso, as fachadas de diversos locais ficam iluminadas com a luz rosa, para indicar que esses estabelecimentos apoiam a causa.
A atenção constante ao risco de câncer mama é decisiva para a promoção de um tratamento mais eficaz da doença. Além disso, o diagnóstico precoce pode impedir que o câncer se espalhe para outros órgãos. Dessa forma, é necessário estimular a realização dos exames o quanto antes, principalmente entre mulheres que compõem o grupo de risco.
Como surgiu a campanha?
A campanha do Outubro Rosa foi inicialmente organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Essa empresa deu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York por sobreviventes do câncer de mama.
O movimento ganhou força apenas em 1997, quando as cidades de Lodi e Yuba, também nos Estados Unidos, criaram atividades com o objetivo de realizar o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Assim, o mês de outubro foi selecionado como a data oficial das ações em prol da causa.
No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. O aumento do acesso aos recursos de tecnologia contribuiu bastante para divulgar a campanha, principalmente em redes sociais de instituições ou celebridades que abraçaram a causa.
Após o ano de 2010, houve maior envolvimento do governo e da sociedade com o Outubro Rosa. Por consequência, diversas entidades começaram a divulgar a campanha e passaram a iluminar, com a cor do movimento, muitos prédios e monumentos de destaque em diferentes cidades do Brasil e do mundo.
Quais são as contribuições do Outubro Rosa?
De acordo com dados do Ministério da Saúde, que foram amplamente divulgados pela mídia, o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país. Além disso, há um maior compartilhamento de informações para a promoção da conscientização sobre a relevância do controle da doença.
Antes, existia a crença de que a mamografia gerava uma dor intensa; por isso, muitas mulheres tinham medo de fazê-la. Por meio do movimento, a conscientização quanto à doença se espalhou pelo Brasil e, a cada ano, aumenta o número de pessoas que tentam prevenir-se e diagnosticá-la precocemente.
Empresas, escolas e segmentos de saúde estão mais integrados às propostas das políticas públicas do governo em prol da disseminação do conhecimento sobre o câncer de mama. Com isso, a campanha também trouxe resultados positivos ao otimizar serviços de diagnóstico, prevenção e tratamento para a redução da mortalidade.
Quais são os dados sobre o câncer de mama no Brasil?
As últimas pesquisas divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) alertam que a doença já levou 17.572 mulheres e 189 homens a óbito, totalizando quase 18 mil mortes no ano de 2018. Quanto à progressão do número de doentes, a estimativa é de 66.820 novos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil.
Tais estatísticas reafirmam a importância de campanhas como o Outubro Rosa para conscientizar sobre o quanto as medidas de educação preventiva são fundamentais para o controle desse tipo de neoplasia. Por isso, é necessário estimular a maior participação feminina nos mutirões que realizam exames gratuitos para detecção da doença.
Mulheres com idades entre 40 e 69 anos precisam fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano. No entanto, para quem já tem histórico familiar da doença, é importante fazer o exame ainda que não apresente idade de risco. Assim como com todas as enfermidades, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.
Por mais que o autoexame seja importante, ele não é capaz de identificar o câncer de mama com antecedência. Isso, porque os nódulos se formam apenas quando o estágio da doença já está avançado. Geralmente, uma mulher que não é treinada e não estudou muito sobre o assunto conseguirá fazer a identificação apenas tardiamente.
Fonte: Blog AmorSaúde