23/11/2020

Iniciados os atendimentos de perícia médica por meio da telemedicina

O protocolo de experiência piloto, que havia sido apresentado no dia 7 de outubro, passou por ajustes e aperfeiçoamento.

No dia 16 de novembro, iniciaram os atendimentos de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut), como uma experiência piloto, para seguir com os atos periciais dos peritos médicos federais, durante o período de enfrentamento da COVID-19.

O protocolo de experiência piloto, que havia sido apresentado no dia 7 de outubro, passou por ajustes e aperfeiçoamento, de modo a garantir segurança ao ato pericial. A versão atualizada já foi apresentada ao TCU.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho trabalharam em conjunto no aperfeiçoamento do protocolo, trabalhando também no roteiro de procedimentos a ser realizado na Pmut, bem como no modelo de relatório médico, elaborado pelo médico do trabalho, para encaminhamento do trabalhador à Pmut.

Para ter acesso à Perícia Médica com uso de Telemedicina, a empresa necessita aderir ao projeto, por meio do Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut), disponibilizado pelo INSS no dia 9 de novembro, por meio eletrônico.

Os atendimentos de perícia médica com o uso da telemedicina ocorrem do dia 16 de novembro 2020 até o dia 31 de janeiro de 2021.

 

Fonte: CNI