23/12/2020

Trabalhadores passaram a relatar mais problemas de bem-estar mental e físico por conta do home office, aponta estudo

O levantamento descobriu que trabalhar em casa afetou negativamente a saúde física e mental, aumentando as expectativas de trabalho e distrações

A mudança na rotina e a adaptação ao ‘home office’ em tempos de pandemia podem ter causado novos problemas de saúde física e mental aos trabalhadores, aponta um experimento realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

O levantamento descobriu que trabalhar em casa afetou negativamente a saúde física e mental, aumentando as expectativas de trabalho e distrações, reduzindo a comunicação com colegas de trabalho e diminuindo a produtividade.

Segundo os pesquisadores, boa parte desses problemas está ligada à falta de um local apropriado para trabalhar, que seria importante para criar um limite entre as obrigações e a vida pessoal.

O tempo gasto trabalhando também aumentou em cerca de 1 hora e 30 minutos. A maioria dos entrevistados relatou insatisfação em relação às suas atividades e dores no pescoço por estarem trabalhando de casa.

O experimento ouviu cerca de mil entrevistados. As respostas consideraram o estilo de vida, ambiente de escritório em casa e o bem-estar físico e mental. Os pesquisadores coletaram relatos entre março e junho de 2020.

Entre os entrevistados:

  • Mais de 64% afirmaram ter um ou mais novos problemas de saúde física
  • Quase 75% experimentaram um novo problema de saúde mental

Apenas um terço dos entrevistados tinha uma sala dedicada para o trabalho em casa. Pelo menos 47,6% compartilhavam seu espaço de trabalho com outras pessoas.

 

Resultados

Mulheres e trabalhadores com salário anual inferior a 100 mil dólares estavam mais propensos a desenvolver novos problemas de saúde física e mental, quando comparados com homens ou trabalhadores com renda maior.

As mulheres também apresentaram maior incidência de depressão.

Os cuidados com crianças pequenas também surgiram como um impulsionador de novos problemas de saúde mental.

  • Pais com bebês tendem a ter maiores índices de bem-estar mental. No entanto, também apresentaram maior chance de relatarem um novo problema.
  • Ter filhos estava associado ao bem-estar físico, mas também estava associado a mais problemas de saúde física e mental.

Reduziru o risco de desenvolver novos problemas de saúde quem convivia com pelo menos um adolescente em casa.

Aumento da carga horária de trabalho

Para trabalhar de casa os participantes tiveram que reajustar seus horários para não ultrapassar o período de descanso. Três entre quatro trabalhadores relataram trabalhar no horário correto.

Os voluntários que trabalharam além do seu horário, tiveram mais probabilidade de relatar novos problemas de saúde física ou mental. Pelo menos 1 a cada 3 dos participantes informaram que cumpriram seus horários em torno da demanda de uma outra pessoa.

Os pesquisadores associaram esses problemas também à inexistência de um espaço apropriado.Ter espaço de trabalho em casa é extremamente importante para criar um limite entre as obrigações do trabalho e a vida pessoal e sinalizar o momento de ocupação, diminuindo as chances de distração ou interrupção.

 

Atividades físicas e má alimentação

Todos os voluntários entrevistados relataram diminuir a realização de exercícios físicos e informaram ter aumentado a ingestão alimentar. A diminuição do bem-estar físico e mental foi correlacionada com o aumento da ingestão alimentos gordurosos e com alto teor calórico.

 

Fonte: G1