18/01/2021

5 maneiras de impulsionar o desenvolvimento dos profissionais no novo normal

As habilidades emocionais e sociais garantem que os profissionais trabalhem em conjunto e alinhados, ainda que à distância.

Com as mudanças que ocorreram nos últimos meses devido à pandemia, o mercado como um todo teve que se adaptar, e com o Treinamento e Desenvolvimento das empresas não foi diferente. O setor de Gestão de Pessoas entendeu a necessidade de os profissionais manterem o processo de aprendizagem para que possam crescer em suas carreiras e contribuírem com a inovação e o sucesso de suas companhias, mesmo nesse momento tão desafiador.

Nesse período aumentou também a importância do olhar analítico da área de Recursos Humanos às habilidades que precisam ser desenvolvidas para solucionar as lacunas nos novos fluxos de trabalho. As habilidades emocionais e sociais (skills interpessoais) garantem que os profissionais trabalhem em conjunto e alinhados, ainda que à distância. Além disso, desenvolver as capacidades cognitivas, como o pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e criatividade se tornaram habilidades básicas em um modelo de trabalho cada vez mais autônomo e dinâmico.
 

Confira 5 maneiras de impulsionar o desenvolvimento dos profissionais:

Aprimoramento dos Profissionais
De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, as habilidades mais valiosas no futuro não são as técnicas, mas as de personalidade: inovação, liderança e inteligência emocional. Por isso, as empresas precisam encontrar maneiras de continuar aprimorando e requalificando seus profissionais.

Liderança
O papel do líder mudou significativamente com a pandemia, pois eles tiveram que aprender a liderar uma força de trabalho distribuída remotamente de uma hora para outra. Os gestores devem fornecer não apenas suporte técnico, mas também emocional aos funcionários, que exigem treinamento e aconselhamento individualizado sobre como melhorar o feedback e a segurança psicológica.

Instrutores Terceirizados
A contratação sob demanda não é só econômica, mas também oferece flexibilidade e a opção de contar com um grupo maior de especialistas em diferentes áreas. Alguns dos profissionais aposentados também podem passar a atuar como mentores ou consultores.

Aprendizagem passo a passo
Embora o treinamento formal seja fundamental, as empresas devem desenvolver também atividades de treinamento prático e experimental no ambiente de trabalho. Se não for possível devido ao distanciamento social, elas precisam encontrar maneiras de promover o compartilhamento de conhecimento entre profissionais e aprendizagem sobre o novo normal.

Compartilhamento de Conhecimento
Quando os profissionais deixam a empresa, os conhecimentos essenciais são perdidos, impactando severamente nos processos e na satisfação do cliente. As empresas precisam desenvolver métodos para garantir que as melhores práticas e lições aprendidas sejam compartilhadas e continuamente atualizadas.

 

Fonte: Revista Cipa