08/03/2021

Como construir uma cultura de segurança do zero

Segurança é tudo sobre as pessoas e construir uma cultura de segurança é sobre incutir comportamentos que se tornam a norma.

Uma série de ações positivas de curto prazo e mudanças nos processos de segurança podem fazer uma diferença duradoura.

A “segurança no local de trabalho” tornou-se uma frase de ordem em 2020, uma vez que a pandemia tornou as preocupações de segurança relacionadas à disseminação da Covid-19 uma prioridade máxima para a maioria dos líderes empresariais.

Segurança é tudo sobre as pessoas e construir uma cultura de segurança é sobre incutir comportamentos que se tornam a norma. 

Não é algo realizado em um curto espaço de tempo normalmente, leva de cinco a dez anos e requer patrocínio executivo.

E é evidenciado por uma resistência em toda a organização a condições precárias e comportamentos de risco.

Mas ações positivas de curto prazo e mudanças nos processos e sistemas de segurança podem, com o tempo, contribuir para a construção dessa cultura.

Sim, isso inclui organizações tomando medidas para proteger seus colaboradores de serem infectados pelo Coronavírus, mas isso também significa que os próprios colaboradores se intensificam para evitar espalhá-lo para seus colegas.

A segurança no local de trabalho abrange todos os fatores que afetam a segurança, a saúde e o bem-estar de todos incluindo condições e processos de trabalho seguros, falta de riscos ambientais, salvaguardas contra o abuso de drogas e álcool e intolerância à violência no local de trabalho.

Entre as organizações com quem trabalho, algumas parecem estar bem no caminho para alcançar essa cultura. 

Outros estão fazendo mudanças e chegarão lá em algum momento. Ainda assim, outros têm uma longa jornada pela frente e podem nunca fazê-lo sem alterar seu estilo, pensamento e/ou abordagem. 

Você tem dúvidas sobre como construir uma cultura de segurança na sua empresa? Fale com a gente.

 

Fonte: SST On-line