26/03/2021

DDS: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Se disséssemos que é possível prevenir acidentes de trabalho, utilizando poucos minutos por dia e gastando quase nada, você acreditaria?

DDS ou Diálogo Diário de Segurança é uma conversa com os trabalhadores de uma empresa sobre riscos no trabalho e como evitá-los. É um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para conscientizar uma equipe sobre as melhores práticas de segurança, saúde, meio ambiente e saúde mental.
 

O que é DDS?
Como o próprio nome já sugere, o Diálogo Diário de Segurança é uma conversa com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los. Mas não é somente esse assunto que pode ser abordado. Temas relacionados à saúde, ao meio ambiente, ao emocional e às boas práticas também devem estar no roteiro desses bate-papos.

É um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para conscientizar os funcionários para a prevenção de acidentes e para exercer as suas funções de maneira segura para todos.

Além dessa função conscientizadora, o DDS é uma forma de reunir e integrar a equipe, ajudando na troca de informações que podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais.

Como funciona?
As informações são repassadas ao trabalhador por meio de um bate-papo conduzido por alguém responsável pela segurança do trabalho ou qualquer outra pessoa que tenha a capacidade de falar sobre o tema exposto, como supervisores, gerentes e especialistas das áreas abordadas.

O DDS não demanda muito tempo, até mesmo para não ficar maçante e repetitivo. De 5 a 15 minutos diariamente, antes do expediente começar, são suficientes para um bom resultado. Com a cabeça fresca, o colaborador consegue assimilar melhor tudo o que foi passado.

Quais são os benefícios do DDS?
Dentre todos os tipos de ações para a promoção da saúde e da segurança do trabalho, quais são as vantagens do DDS? O que a aplicação desse sistema pode oferecer para a empresa e para o funcionário? Confira!
 

Reforço
O DDS pode ser utilizado como uma forma de reforço de conhecimentos que já foram passados em treinamentos, palestras e cursos. É sempre bom relembrar como se faz determinado procedimento de emergência ou como cuidar da alimentação, por exemplo.
 

Dinâmica
Por ser mais dinâmico, o DDS tem maior aceitação por parte dos trabalhadores. Conversar um pouquinho por dia sobre determinado assunto é menos cansativo do que ficar horas ouvindo, não é verdade? Além disso, essa interação permite uma aproximação maior, deixando o colaborador mais à vontade para tirar dúvidas.
 

Menos acidentes
Um dos objetivos com o DDS é reduzir os riscos de acidentes de trabalho, por conscientizar e ensinar as normas de segurança. Como o assunto é tratado frequentemente, o funcionário está sempre em alerta.
 

Mais saúde
Outra intenção do DDS é esclarecer sobre como cuidar da saúde física e mental. Um colaborador saudável significa menores taxas de absenteísmo e maior produtividade.
 

Como aplicar DDS na minha empresa?
Agora que você já sabe a importância e os benefícios do DDS, chegou a hora de aprender como aplicá-lo na sua empresa de forma a trazer bons resultados.

Informe os funcionários
Tudo começa pelo comunicado aos colaboradores sobre o que é e como é feito o DDS. Fale sobre o local e o horário em que será realizado, deixando-os a par de tudo pois, assim, sentirão que a empresa está atenta e se importa com a sua integridade.

Tenha foco
Estabeleça um objetivo para cada DDS e o que você espera com essa conversa. Mantenha o foco durante todo o bate-papo para que todos os conhecimentos sejam assimilados pelos participantes.

Leve casos reais
Nada é melhor para reforçar o aprendizado do que saber de casos reais. Leve algumas histórias do que pode acontecer se o funcionário não cumprir as normas de EPI’s, por exemplo. É comum as pessoas se sensibilizarem mais e se conscientizarem sabendo de algo que já ocorreu em determinadas situações.

Mantenha uma linguagem simples
De nada vai adiantar o DDS se os colaboradores não entenderem o que foi tratado, portanto, não use jargões e palavras técnicas demais. Prefira uma linguagem leve e simples, pois prende mais a atenção dos participantes e o conteúdo é assimilado com mais facilidade.

Incentive a participação
A troca de informação é sempre muito produtiva. Abra alguns minutos finais para a contribuição dos colaboradores. Trazê-los para a discussão é uma maneira de chamá-los para as responsabilidades que têm com a sua segurança e a dos colegas.

Registre tudo
Tenha todos os DDS documentados para ter maior controle sobre o que já foi falado e qual foi a reação dos participantes. A partir desses registros, você tem noção das maiores dúvidas dos colaboradores e pode tirar mais ideias do que abordar nas próximas conversas.

Apresente assuntos atuais
Além das conversas convencionais de segurança e saúde, convém falar sobre questões da atualidade, desde que tenham a ver com o tema de bem-estar e prevenção de acidentes, obviamente. Evite falar sobre assuntos que possam causar polêmica e mal-estar. Algumas sugestões são:

  • má alimentação e baixa produtividade;
  • como manter hábitos saudáveis;
  • cuidados com a pele;
  • manuseio da gasolina;
  • oficina limpa para evitar acidentes;
  • consumo consciente;
  • sustentabilidade;
  • como ajudar a preservar o meio ambiente;
  • postura corporal;
  • comportamento e a segurança do trabalho;
  • bem-estar no setor corporativo.
     

Fonte: BeeCorp