A depressão no ambiente de trabalho é um dos distúrbios psicológicos mais comum entre os trabalhadores.
Pode não parecer, mais o ambiente de trabalho guarda diversos aspectos que podem afetar a saúde física e emocional do funcionário.
A segurança e saúde do trabalho é a área que se importa em preservar a integridade física e emocional dos colaboradores através de ações que previnem os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho.
A depressão no ambiente de trabalho é um dos distúrbios psicológicos mais comuns, que causa afastamentos e incapacidade laboral, sendo um assunto que merece bastante atenção.
O que é depressão no ambiente de trabalho?
Depressão é um disfuncionamento psicológico de diversos níveis, caracterizado basicamente por uma condição apática.
Assim como outras doenças e psicopatologias, a depressão também constitui uma lista de doenças relacionadas ao trabalho. Portanto, a depressão no ambiente de trabalho é entendida como o distúrbio psicológico que tem sua etiologia relacionada aos aspectos do trabalho.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a depressão será o principal motivo de afastamento do trabalho. Diante disso, a sociedade e as organizações devem procurar medidas preventivas.
Causas da depressão no ambiente de trabalho
O trabalho pode ser um fator de desenvolvimento ou de agravamento do quadro depressivo, diante disso sabe-se que há alguns aspectos possivelmente presentes no ambiente de trabalho que se configuram como fatores desencadeantes da depressão no ambiente de trabalho, veja alguns destes fatores:
Sintomas de depressão no ambiente de trabalho
É preciso saber identificar os sinais da depressão no ambiente de trabalho, muitas vezes a pessoa acometida atribui o modo como se sente ao cansaço, estresse, perda de motivação, mas estes aspectos não podem ser vistos como causa da condição e sim como sintoma. Fique atento aos sinais da depressão:
Como evitar a depressão no ambiente de trabalho
É responsabilidade tanto da empresa como do trabalhador cuidar da saúde do mesmo, isto inclui atitudes da empresa que previnam e eliminem fatores de risco, bem como inclui a procura de uma qualidade de vida por parte do próprio funcionário.
Isto quer dizer que a empresa pode investir em medidas como treinamento de liderança, que proporciona uma boa relação entre funcionário e chefia, além de que um bom líder sabe recompensar e reconhecer o trabalho dos funcionários, sabe intermediar conflitos, identificar problemas e riscos de saúde precocemente.
Além disso, a empresa pode investir em serviços especializados que auxiliam na prevenção da depressão no ambiente de trabalho como ginástica laboral, pois a atividade física beneficia o humor e o bem-estar, bem como psicólogos, que auxiliam na identificação e eliminação de fatores de risco emocionais e podem encaminhar para psicoterapia ou mesmo realizar dinâmicas e palestras motivadoras.
Por sua vez, o próprio funcionário pode buscar um estilo de vida saudável, através da melhora na alimentação, realização de atividade física regular e prazerosa, busca de lazer, descanso e busca de ter bons momentos fora do trabalho.
Além disso, é preciso que o funcionário saiba se desligar dos problemas do trabalho quando estiver no ambiente familiar, é preciso trabalhar para viver e não viver para trabalhar.
Como lidar com a depressão no ambiente de trabalho
Infelizmente, mesmo havendo medidas preventivas, há pessoas que são predispostas a desenvolver um quadro depressivo. Desta forma, é preciso saber não somente como evitar, mas também como lidar com a depressão no ambiente de trabalho.
O primeiro passo é identificar o quadro, para que haja intervenção na equipe como um todo, na cultura organizacional e no próprio funcionário acometido.
A intervenção pode incluir palestras, reuniões e medidas de conscientização para que os colegas saibam lidar e ajudem a pessoa acometida a enfrentar a depressão da melhor forma possível.
Pode haver uma necessidade de remanejo de cargo, já que o funcionário com quadro depressivo se vê com dificuldade de concentração, produtividade, atenção, etc. Outra possibilidade da empresa é encaminhar e custear o tratamento psicológico do funcionário.
A empresa também deve intervir diretamente nos fatores de risco, isto é, promover um ambiente de trabalho com condições adequadas para contribuir com a melhora do funcionário e para evitar novos quadros de depressão no ambiente de trabalho.
Fonte: Blog Segurança do Trabalho