14/07/2021

Acidente do Trabalho foi o tema do webinário da Canpat 2021

O tema da Campanha neste ano é “Segurança e Saúde no Trabalho: um Valor para o Brasil”.

Fonte: Ministério da Economia

Ontem, dia 7 de julho, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho realizou live da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) abordando aspectos relacionados aos acidentes do trabalho, tais como ocorrência, análise realizada pelos auditores-fiscais do Trabalho e ações regressivas.

“A ocorrência de acidentes típicos e doenças do trabalho indica que, de alguma maneira, as medidas de prevenção não funcionaram em algum momento. Surge, então, a necessidade de investigar os fatores causais e adotar medidas de controle eficientes. O evento mostra a análise realizada por AFTs de um acidente ocorrido e a ação regressiva da Procuradoria-Geral Federal em face de empresas para ressarcir ao INSS o dinheiro público despendido. É uma live especial e importante para trabalhadores, empregadores e profissionais que atuam na prevenção”, comenta o auditor-fiscal do Trabalho José Almeida Júnior, coordenador da CANPAT 2021.

Entre os palestrantes convidados, participaram da transmissão os Auditores-Fiscais do Trabalho Anastácio Pinto Gonçalves Filho (SRTb/Bahia); Rudinei Previatti da Silva e Vitor Roberto Feltrin, ambos da SRTb/Rio Grande do Sul; além da Procuradora Federal Juliana Guilliod Araújo, da Advocacia-Geral da União.

O evento da CANPAT 2021 foi transmitido pela Canal de Youtube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. O tema da Campanha neste ano é “Segurança e Saúde no Trabalho: um Valor para o Brasil”. Para saber mais sobre a CANPAT 2021, acesse gov.br/sit.