24/02/2020

Animaseg cria registro para concentrar informações sobre EPIs

O lançamento oficial, será em 10/03/2020, na sede da Animaseg.

A cerimônia de lançamento oficial do Registro Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho) está agendada para 10 de março na sede da entidade em São Paulo/SP, mas as empresas interessadas em aderirem, associadas ou não, já podem fazer o encaminhamento por meio do telefone (11) 5058-5556.

A ferramenta tem como objetivo concentrar as informações sobre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) antes contidas nos CAs (Certificados de Aprovação) que eram emitidos pelo Governo e agora foram extintos pela MP 905/2019.

“Não se trata de uma certificação, mas, sim, um registro para que os auditores fiscais, o mercado e os consumidores finais tenham como buscar todas as informações que antes eram fornecidas pelo CA e que hoje estão dispersas. A meta é manter o setor organizado”, explica o diretor executivo da Associação, Raul Casanova Júnior.

A adesão não é obrigatória, mas, se quiser aderir, a empresa terá de fornecer laudo de ensaio laboratorial e declaração do representante legal de que o produto colocado no mercado também está em conformidade com a normatização de SST exigida. O Registro Animaseg será emitido com base nesses dois documentos principais e, inicialmente, poderá ser acessado por meio de dois instrumentos já existentes, que são os sites MobEPI (mobepi.com.br) e Consulta CA (consultaca.com). Mas, conforme Raul, já está em andamento a criação de um site próprio para a finalidade, embora ainda sem data prevista para funcionamento.

Fonte: Revista Proteção