29/10/2021

Diálogo Diário de Segurança: Como fazer um DDS?

O Diálogo Diário de Segurança é uma medida preventiva que deve ser utilizada em ambientes de trabalho que oferecem riscos à integridade física dos profissionais.

Todo gestor se preocupa com a segurança da sua equipe, não é mesmo? Foi assim que, em 1990, surgiu o Diálogo Diário de Segurança, uma medida preventiva que promove a conscientização dos funcionários para um ambiente de trabalho mais seguro.
 

1 – Faça um planejamento

Ouvir a mesma coisa todos os dias não é muito interessante. Para que o Diálogo Diário de Segurança não se torne uma hora massante do dia, faça um planejamento da semana ou até mesmo do mês.

2 – Encontre temas interessantes

Para que o seu Diálogo Diário de Segurança tenha bons resultados, você deve estudar alguns elementos, como o tema do seu DDS. Encontre temas interessantes em jornais, revistas, internet ou até mesmo histórias que você já ouviu de acidentes de trabalho.

3 – Estude o seu público

Saber falar a linguagem do seu grupo é a chave para como fazer um DDS de qualidade. Deixe os termos técnicos de lado e faça um uso de palavras simples, do cotidiano. Isso estreita a relação que você estabelece com quem está ouvindo, aproximando os funcionários.

4 – Respeite o tempo do DDS

Nada mais entediante do que aquela palestra que já extrapolou o tempo. Reuniões muito demoradas provocam dispersão, perda do conteúdo e ainda desmotivam o grupo. Anote: o indicado é gastar entre 10 a 15 minutos para realizar o DDS.

5 – Documente!

Sim, todo acompanhamento deve ser documentado em um formulário. Essa é uma das principais falhas de quem gerencia a ação, que se esquece de ações como:

  • Recolher as assinaturas dos presentes
  • Emitir relatórios
  • Tirar fotos
  • Pedir feedbacks

Agora que você já sabe como fazer um DDS, vamos entender um pouco mais sobre o assunto.

Quem pode ministrar o DDS?

Qualquer pessoa que tenha domínio no assunto segurança do trabalho pode ministrar o Diálogo Diário de Segurança.

Devo fazer o DDS antes ou depois do expediente?

O ideal é que o DDS seja feito antes da primeira atividade do dia. Isso porque ele serve para antecipar erros e prevenir acidentes. Mas existem casos em que a conversa foi feita durante intervalos e apresentou bons resultados.

 

Fonte: Saúde Ocupacional Brasil