22/12/2021

6 motivos para investir na segurança e saúde ocupacional

Implementar um sistema de prevenção de acidentes pode trazer uma série de vantagens para sua empresa.

Os funcionários são os bens mais valiosos de uma empresa. Sem estas pessoas, tudo para, não é mesmo? Diante desta realidade, os empregadores estão cada vez mais conscientes da importância de investir na segurança e saúde ocupacional de seus trabalhadores.

Este investimento, entretanto não é benéfico apenas para os funcionários. Implementar um sistema de prevenção de acidentes pode trazer uma série de vantagens para sua empresa, que vão desde a melhora na qualidade de vida até ao aumento da produtividade e redução de custos com acidentes, encargos trabalhistas e multas.

1. Redução ou eliminação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Para se ter uma ideia,  segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, foram registrados mais de 3,5 milhões acidentes de trabalho no país entre os anos de 2012 e 2016. Desses, cerca de 14 mil foram fatais.

Os empregadores que investem na segurança e saúde ocupacional previnem situações que podem colocar em dúvida a integridade física e mental de seus funcionários. A partir das ações de prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes laborais e doenças ocupacionais é reduzido.

Se uma construtora investe em andaimes seguros e equipamentos de proteção individual — como cintos, luvas e botas –, está diminuindo os riscos de quedas e acidentes.

2. Redução dos custos da empresa

Você não leu errado. Inicialmente, os investimentos em segurança e saúde ocupacional são um pouco mais elevados — principalmente por causa dos gastos com novos maquinários, proteção individual e mudanças de processos –, mas a médio e longo prazos estas práticas colaboram na redução dos custos da empresa.

Isso acontece devido a dois motivos principais: o primeiro baseia-se no fato de que a empresa gastará menos com licenças médicas e indenizações concedidas pela justiça por causa de acidentes que poderiam ter sido prevenidos. O segundo diz respeito ao fato de que há menos interrupções e tempos de parada que, logicamente, são prejudiciais para a empresa.

Além disso, ao realizar a troca de maquinários, por exemplo, é possível que alguns equipamentos de proteção individual deixem de ser obrigatórios e o custo com sua entrega passa a não existir mais. Pode acontecer também a eliminação do ambiente insalubre e, com isso, a empresa não terá mais que arcar com adicional de insalubridade. O mesmo se aplica para outras taxas, como o valor pago de adicional de periculosidade.

3. Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Embora esta vantagem esteja intimamente ligada com a anterior, ela merece um tópico próprio. A segurança do trabalho é uma obrigação prevista em lei e as empresas precisam estar preparadas para receber inspeções do Ministério do Trabalho e visitas de órgãos responsáveis municipais ou estaduais.

O investimento adequado nesse setor garante a redução ou mesmo eliminação dos riscos de um problema com a fiscalização do trabalho, multas e processos trabalhistas. Afinal, com todos os processos funcionando da maneira correta, não há motivo para a empresa ser penalizada.

Com menos problemas com a fiscalização, a empresa tem menos custos com multas e também tem sua imagem menos prejudicada e menos envolvida em escândalos diversos, melhorando os resultados corporativos.

4. Melhora significativa da imagem corporativa

Por falar em melhora da imagem da empresa, este é outro ponto que merece destaque. A tão falada responsabilidade social, quando realmente praticada é um fator relevante para a credibilidade das organizações. Implantar ações como forma de realizar os valores comunicados pela empresa é bem vista não somente pela equipe, mas também pela comunidade.

Ao investir na saúde e segurança dos funcionários, a empresa passa a ser vista de forma mais positiva e tem sua imagem corporativa melhorada. Desta forma, ela conquista, por exemplo, respeito dos clientes e um melhor posicionamento no mercado.

Além disso, a melhora da imagem funciona como um importante aliado para o empreendimento se tornar uma referência e uma autoridade no seu ramo de atuação. Dessa maneira, a empresa consegue se posicionar como a melhor opção de negócios e compras para os clientes.

5. Aumenta a motivação e a produtividade da equipe

Engana-se quem pensa que o fator motivacional do funcionário está limitado apenas à remuneração.

Um ambiente seguro e saudável pode reforçar o vínculo de pertencimento e orgulho dos trabalhadores em atuar em uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar. Portanto, o investimento na segurança e saúde ocupacional é primordial para a satisfação dos colaboradores.

Além disso, o trabalhador que não está exposto a riscos ocupacionais tende a ficar mais motivado e focado em suas atividades e, normalmente, encontra menos dificuldades para realizar suas tarefas. Como consequência, o empregador obtém melhor aproveitamento da mão de obra.

6. Exclusão da empresa de determinadas responsabilidades

Quando o investimento em segurança do trabalho é feito da maneira correta, a empresa pode ser eximida de algumas responsabilidades em relação a acidentes que aconteçam.

Por exemplo, imagine que uma determinada fábrica ofereça todos os equipamentos de proteção individual, mas que por conta própria um empregado decidiu não utilizá-los. Em um descuido, ele sofre um acidente que, em qualquer outra situação, exigiria uma indenização da empresa, certo?

Mas não estamos falando de uma empresa qualquer. Esta fábrica forneceu todos os treinamentos, os equipamentos de segurança e mantinha uma fiscalização constante. Ou seja, nesse caso, a empresa poderá ser eximida da responsabilidade de pagar pelo ato de imprudência do funcionário.

Entendeu o quão importante é a segurança e saúde ocupacional? Ao implementar um sistema de prevenção de acidentes, você está investindo nos funcionários e na sua empresa. E quando feito da maneira correta, esse investimento traz mais segurança, reduz gastos, aumenta motivação e a produtividade dos funcionários e melhora a imagem da empresa.  

 

Fonte: Segmed