27/12/2021

O que é saúde ocupacional e qual é importância dela?

Para promover a saúde física e psicológica dos trabalhadores de todo o país, é preciso entender o que é saúde ocupacional e qual a sua importância.

A saúde ocupacional é um setor da saúde que trabalha com as enfermidades dos colaboradores e que tem como objetivo prevenir doenças que podem surgir nos diversos ambientes de trabalho.

A ideia é que as empresas possam pensar além da produtividade e garantir o bem-estar físico e emocional por meio de apoio, exames laboratoriais e ambiente de trabalho saudável. Vai muito além dos exames admissionais e demissionais e devem estar na política diária das empresas.

As vantagens são inúmeras: além de você manter os processos funcionando sem interferência e com a prevenção de acidentes e doenças, você ainda transforma a sua empresa em uma referência no cuidado e nos serviços prestados ao colaborador.

Se você se interessa pelo assunto, administra uma companhia ou quer entender melhor sobre o que é saúde ocupacional, quais os principais exames laboratoriais da Medicina do Trabalho e como promover a prática na sua empresa, não deixe de ler esse artigo até o final.
 

Conheça melhor o que é saúde ocupacional
A saúde ocupacional foi criada para prevenir riscos e acidentes de trabalho durante as jornadas profissionais e entender as condições de saúde durante as admissões e saídas de uma empresa. Por meio de exames laboratoriais, práticas de ergonomia e uma série de outras iniciativas, a saúde ocupacional tem o objetivo de garantir a qualidade de vida dos funcionários das mais diversas atividades profissionais.

Além da saúde física, a saúde ocupacional abrange o bem-estar emocional e social dos colaboradores de uma empresa, além de prezar por momentos de relaxamento, ginástica laboral e oferta de exames laboratoriais que garantem um dia a dia com salubridade.
 

Qual a importância da saúde ocupacional
Contar com práticas e medidas da saúde ocupacional é essencial para garantir a manutenção da qualidade de vida do trabalhador. Isso porque é essa a área da saúde que faz com que os funcionários de uma empresa experimentem o bem-estar físico e emocional em um ambiente de trabalho.

Além de evitar doenças, a saúde ocupacional estuda e promove maneiras de garantir condições básicas para que as atividades laborais sejam desempenhadas sem que elas ofereçam riscos aos colaboradores.

É importante lembrarmos que a saúde ocupacional é um compromisso que as empresas devem assumir com seus colaboradores, afinal, minimizar os riscos no ambiente de trabalho é obrigação do empregador.

Mas a área vai além: não são só cuidados preventivos. A saúde ocupacional abrange a realização de exames laboratoriais periódicos regulares, como o admissional e o demissional. Isso porque é essencial entender se o colaborador tem patologias pré-existentes e se certificar de que nenhuma enfermidade foi adquirida durante o período de trabalho.
 

Garanta a saúde ocupacional da sua empresa com a Servimet

A Servimet iniciou suas atividades em 1994, coincidentemente com a edição da nova NR7 de 29 de dezembro de 1994. Certamente criamos o primeiro PCMSO feito por uma empresa de Medicina Ocupacional de Caxias do Sul. De lá até os dias de hoje, houveram muitas mudanças: do cenário econômico, até novas leis e novas doenças dominando as populações de trabalhadores.

Desbravamos horizontes, pouco conhecidos na época, mas com comprometimento e profissionalismo, mantivemos nosso trabalho até os dias de hoje, sempre acompanhando as mudanças que a legislação apresente para que empresas cuidem da saúde de seus funcionários no que tange às doenças do trabalho.

Num cenário onde as mudanças são rápidas e o tempo voa, oferecemos um trabalho ágil, seguro e completo para sua necessidade em Medicina Ocupacional.