02/03/2020

Câncer colorretal o que é e como evitá-lo

Ele pode atingir homens e mulheres, geralmente por volta dos 50 anos de idade. Costuma se desenvolver de forma lenta e, se descoberto em estágio inicial, tem altas chances de cura.

O que é?
Conhecido também como câncer de intestino ou câncer de cólon e reto, é um tumor maligno que, na maioria dos casos, instala-se no intestino grosso.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é terceiro tipo mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Em 2018, foram diagnosticados 36.360 novos casos, aumento de 6% em relação ao ano anterior.


Causas
O oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, Dr. Artur Ferreira, explica que o estilo de vida é o principal desencadeador desse cenário. “Obesidade, sedentarismo, elevado consumo de carne vermelha e bebida alcoólica estão entre os fatores mais comuns para uma pessoa desenvolver o câncer colorretal”, explica.


Sintomas
Esse câncer é silencioso e pode causar sintomas apenas em estágios mais avançados. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais como, por exemplo:

• Sangue nas fezes;
• Fraqueza e anemia;
• Dor abdominal;
• Alteração do hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre alternados;
• Alteração na forma das fezes (muito finas e compridas).


Fatores de Risco
Pessoas com mais de 50 anos, boa parte com obesidade, tabagismo, sedentarismo e com histórico familiar da doença têm que fazer acompanhamento periódico por causa da maior risco para a doença. “É importante manter a avaliação médica e por meio de exames, como a colonoscopia”, acrescenta Dr. Artur.


Diagnóstico e Exames
Conforme já dissemos nesse texto, o exame mais indicado para realizar o diagnóstico é a colonoscopia, mas também pode ser realizada uma pesquisa de sangue oculto nas fezes.

A colonoscopia é um exame extremamente importante para a prevenção e detecção de câncer intestinal, pois faz a análise completa das estruturas do órgão. É por meio dele, inclusive, que o médico remove pólipos, lesões que, se não tratadas, podem levar ao câncer. O procedimento também é utilizado para estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon.


Tratamentos
O câncer colorretal é tratável e tem cura. Se diagnosticado no início e realizado o tratamento corretamente, as chances são altas, superando 60% dos casos.

Inicialmente, o tratamento é cirúrgico com a retirada tumor. Podem ser realizadas também Quimioterapia (infusão de medicamentos) associada ou não à Radioterapia (uso de radiação).

 

Fonte: H9J