09/02/2022

Você sabe o que é Higiene Ocupacional?

Entenda o conceito dessa ciência e saiba como aplicá-la em sua empresa.

O QUE É HIGIENE OCUPACIONAL?
Primeiramente, a Higiene Ocupacional é uma ciência, que tem como finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho.

Acima de tudo, essas ações são relacionadas à redução dos riscos e prevenção de doenças ocupacionais causadas por agente ambientais. Esta transmissão nociva pode ser causada por agentes:

  • físicos - Gerados por equipamentos ou condições físicas do ambiente de trabalho. (ex: calor, frio, radiações, ruídos, etc).
  • químicos - provenientes de substâncias químicas em seu estado líquido, sólido ou gasoso. (ex: poeira, gases, vapores, etc).
  • biológicos - Causados por microrganismos capazes de provocar doenças. (ex: bactérias, fungos, vírus, etc).


QUAIS OS FUNDAMENTOS DA HIGIENE OCUPACIONAL?
A higiene ocupacional ou do trabalho como também é conhecida, visa a prevenção de riscos e doenças ocupacionais. Para que este trabalho seja realizado de forma eficaz e assertiva, ele é dividido em algumas etapas. Veja abaixo quais são elas:

ANTECIPAÇÃO AOS RISCOS
A primeira etapa é focada em analisar e avaliar os prováveis riscos. Feito isso, é possível tomar medidas de prevenção antes que algum procedimento industrial seja colocado em prática ou alterado.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS
Já nessa fase começa a avaliação qualitativa. Esta é focada na identificação dos agentes que estejam no ambiente de trabalho e que venham a prejudicar a saúde e integridade dos profissionais que ali atuam.

Um dos pontos importantes dessa fase é a realização de um estudo sobre as matérias primas, produtos, processos habituais, locais de trabalhos e equipamentos, a fim de conseguir uma avaliação mais fundamentada na realidade da empresa.

AVALIAÇÃO DOS RISCOS
Na avaliação quantitativa dos riscos, o objetivo é considerar os limites de tolerância, estabelecidos pela NR 15. Nesse caso o limite de tolerância está relacionado aos níveis de concentração ou intensidade, de acordo com a natureza e o tempo que o trabalhador está exposta ao agente, que não cause dano à sua saúde durante seu trabalho.

CONTROLE DOS RISCOS
A quarta e última fase está vinculada à eliminação ou diminuição dos riscos ocupacionais no ambiente que foram reconhecidos e avaliados nas fases anteriores.

HIGIENE OCUPACIONAL NA NR-09
A Higiene Ocupacional de acordo com a NR-09, está relacionada à obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, por parte de todos os empregadores.

Este programa visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Sendo que a norma prevê também a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

HIGIENE OCUPACIONAL OU SEGURANÇA OCUPACIONAL?
Muitos confundem higiene ocupacional com segurança ocupacional. Apesar de serem termos distintos, podemos considerar que há uma relação no diz que respeito à segurança e integridade física do trabalhador.

Entretanto, a higiene do trabalho lida com a avaliação dos riscos que possam gerar doenças ocupacionais. Já a segurança ocupacional, tem foco na prevenção e controle dos riscos relacionados à operação.

 

Fonte: SGS Group