20/04/2022

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde.

O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho 2022 será comemorado em 28 de abril de 2022 e explorará o tema da participação e do diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e saúde.

Ao longo da pandemia COVID-19, vimos que ter um forte sistema OSH, que inclui a participação significativa de governos, empregadores, trabalhadores, agentes de saúde pública e todas as partes relevantes no nível nacional e empresarial, tem sido crucial na proteção dos ambientes de trabalho e na salvaguarda da segurança e da saúde dos trabalhadores.

Por meio do diálogo social efetivo, governos e parceiros sociais participam ativamente de todas as fases dos processos decisórios da OSH. Isso é importante desde o desenvolvimento e revisão da política da OSH e dos marcos regulatórios para enfrentar os persistentes e novos desafios da OSH, até a aplicação real no nível do local de trabalho. O diálogo social não só contribui para melhorar as políticas e estratégias da OSH, mas também é essencial para construir a propriedade e o compromisso, facilitando o caminho para sua implementação rápida e mais eficaz.

No nível do local de trabalho, uma forte cultura OSH é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é valorizado e promovido tanto pela gestão quanto pelos trabalhadores.

Uma cultura positiva da OSH é construída sobre a inclusão, através do envolvimento significativo de todas as partes na melhoria contínua da segurança e da saúde no trabalho. Em um local de trabalho com uma forte cultura de OSH, os trabalhadores se sentem confortáveis em levantar preocupações sobre possíveis riscos ou riscos da OSH no local de trabalho e a gestão é proativa em colaborar com os trabalhadores para encontrar soluções adequadas, eficazes e sustentáveis. Isso requer comunicação aberta e diálogo construído sobre confiança e respeito mútuo.

À medida que continuamos a viver uma crise global de saúde e enfrentamos riscos contínuos da OSH no mundo do trabalho, devemos continuar a avançar para a construção de uma forte cultura de segurança e saúde em todos os níveis.



Fonte: OIT / Genebra

Cordialmente,

José Augusto da Silva Filho

Diretor Científico da AISST

Jornalista / Registro Profissional Nº 0089062/SP

Associação Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho – AISST