06/05/2022

Segurança do trabalho na área de transportes

As irregularidades estão relacionadas à falhas de gestão, controle de documentos e falta de auditorias no ambiente de trabalho e inspeção da SST.

As transportadoras do Brasil estão entre as empresas mais fiscalizadas do país. Isso reforça a importância da segurança no trabalho para este setor.

As irregularidades mais comuns estão relacionadas à falhas de gestão, controle de documentos e falta de auditorias no ambiente de trabalho e inspeção da SST, principalmente, relacionadas com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Controle e Entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Os riscos vão além de possíveis acidentes na estrada, pois existem os agravantes, como transporte de cargas perigosas, acesso a local periculoso ou insalubre, manutenção dos veículos ou algum reparo emergencial fora de uma oficina.

Para aumentar a segurança dos trabalhadores do setor de transportes e garantir sua integridade, além de contar com respaldo jurídico, existem algumas dicas que podem ajuda:
• É importante solicitar ao contratante um mapa de riscos que descreva claramente quais são os agentes nocivos à saúde dos profissionais que frequentam a planta.
• Definir e utilizar os EPIs apropriados para proteção dos riscos mapeados pelo Departamento de Segurança do Trabalho.
• Monitorar frequentemente o atendimento à legislação de Saúde e Segurança do Trabalho, principalmente quando os profissionais se deslocam para locais com ambiente insalubre e que oferecem riscos ao trabalhador.
• A justiça trabalhista entende que tanto quem toma os serviços quanto quem os presta tem responsabilidade solidária, portanto, deve estar alinhado em relação aos riscos e às medidas de controle.