04/05/2022

Ministério da Saúde lança Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A iniciativa é voltada para gestores, técnicos, profissionais de saúde e membros do controle social que atuam nas três esferas federativas do SUS.

Fonte: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou no dia 28 de abril o Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PEPSATT). A iniciativa é voltada para gestores, técnicos, profissionais de saúde e membros do controle social que atuam nas três esferas federativas do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa consiste em manter um processo ordenador da formação e do desenvolvimento de trabalhadores.

Esse processo será feito a partir de técnicas pedagógicas que permitam reconhecer as potencialidades, os desafios e as necessidades emergentes do processo que o trabalho em saúde apresenta, produzindo e reproduzindo incentivos para estimular o pensamento criativo, inovador e transformador das múltiplas realidades, incorporando o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação social na rotina dos serviços do SUS.

Durante a abertura do evento, Arnaldo Medeiros falou sobre a importância da questão do aprendizado em todas as esferas da saúde pública. “Quando a gente ensina, também formamos. Esse aprendizado contribui de forma permanente para que consigamos consolidar uma sociedade mais justa e igualitária. Acredito fortemente na educação continuada e em uma educação pública de qualidade”, afirmou.

O secretário destacou a importância dos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente durante o pico da pandemia de Covid-19 em 2020.

“Durante o auge da pandemia, tivemos perdas irreparáveis de trabalhadores e trabalhadoras que lutaram bravamente contra o vírus. Através dessas pessoas, podemos perceber a importância do SUS. E é graças a essas pessoas que acreditam na saúde pública do nosso País que podemos perceber que, apesar das dificuldades, nós não desistimos. Pessoas assim nos fazem ter a plena certeza de que precisamos avançar ainda mais”, contou.

“Podemos ter a certeza de que, enquanto existir o SUS, haverá uma força maior que nos ajudará a lutar por uma saúde pública de melhor qualidade”, pontuou.

O PEPSATT permitirá a construção de uma prática que pressupõe a consolidação de espaços de diálogo e construção coletiva de saberes e experiências em Saúde do Trabalhador, que valorize e respeite as características dos diversos territórios e cenários de atuação. Daniela Buosi, Diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE), explicou que a proposta do Programa se estrutura sob a perspectiva da Educação e Formação de Profissionais de Saúde, a qual se materializa pelas iniciativas educacionais relativas à educação continuada.

“O nosso trabalho é árduo. Nossa missão é transformar tudo isso em um processo de construção coletiva, visando chegar a um bem comum que é a qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, destacou.
 

O PEPSATT

Arnaldo Medeiros também enfatizou que o PEPSATT entende o uso da Educação Permanente em Saúde como promotora de todas as interfaces educativas para uma gestão integrada do mundo da formação e do trabalho, tornando a Educação na Saúde ponto qualificador dos serviços de saúde do SUS.

“Hoje é um marco histórico na saúde pública do País. Hoje, podemos ter a plena certeza de que esse evento trará inúmeros resultados positivos. É importante que todos percebam que, mais do que cuidar e educar, precisamos consolidar a importância da vida em cada um de nós”, finalizou.

Também participaram do evento, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Nacional de Saúde (CNS).