09/05/2022

Treinamento de Brigada de Incêndio: por que fazer?

Equipes de segurança do trabalho devem estar em constante aprimoramento, participando sempre de novos cursos e treinamentos.

Fonte: Ocupacional Medicina

Um dos mais importantes é o treinamento de brigada de incêndio. Qualquer empresa que tenha 20 ou mais funcionários precisa ter a sua brigada, uma organização interna, composta pelos próprios colaboradores e que é treinada para agir em situações de princípio de incêndio.

Essa equipe deve estar apta a combater as chamas e a organizar a saída segura de todas as pessoas do ambiente em perigo, além de saber como proceder diante de outras eventualidades que envolvam a segurança do local de trabalho.

É a brigada de incêndio que age em situações de princípio de incêndio, por exemplo, e na prestação de socorro em caso de desmaios ou outras situações que envolvam a necessidade de atendimento em primeiros socorros.

Além disso, seu treinamento técnico fornece os recursos necessários, além do controle emocional, para lidar com situações emergenciais.

As empresas precisam ser vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que trata das normas técnicas de nível estadual para a prevenção de incêndios por meio de orientações do próprio Corpo de Bombeiros.

É possível realizar cursos de capacitação para se tornar brigadista. Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos para participarem da brigada:

• permanência dentro da edificação ao longo de seu turno de trabalho;
• experiência anterior na função de brigadista;
• boa forma física e ausência de problemas de saúde;
• ter bons conhecimentos sobre o ambiente interno da organização;
• ter responsabilidade legal;
• ser alfabetizado.