Colaboradores em qualquer ambiente de trabalho estão sujeitos a situações que podem colocar sua saúde em perigo.
Em um primeiro momento, não é necessário que todos os funcionários sejam capacitados a realizar os primeiros socorros. Contudo, pelo menos, um indivíduo deve ser treinado para a prática. Além disso, existem outras medidas importantes para preparar o ambiente de trabalho.
Inicialmente, é preciso criar o que chamamos de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). É uma exigência obrigatória para qualquer companhia que tenha mais de 20 funcionários e está prevista na NR-5. Ela também é um mecanismo para a melhoria na segurança dos colaboradores.
A CIPA deve contar com uma quantidade de membros que representem tanto os empregadores quanto os funcionários. Isso quer dizer que se o empregador escolher três pessoas, os funcionários também possuem o direito de escolher três, totalizando seis membros.
Essas pessoas passarão por um treinamento para conhecer os princípios dos primeiros socorros, estando aptos a desempenhar a função, além de fiscalizar as medidas de saúde da empresa.
Além do treinamento e criação da CIPA, a companhia pode desenvolver o SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Um evento com objetivo de divulgar e ensinar iniciativas voltadas aos primeiros socorros, mestrado pelos próprios participantes da comissão.
Outra iniciativa é contratar uma empresa terceirizada especialista em oferecer treinamento de primeiros socorros para os funcionários. Essa é uma iniciativa que pode servir tanto para capacitar os membros da CIPA, quanto, caso a sua empresa tenha menos de 20 funcionários e a gestão não queira criar a comissão.
É importante deixar claro que essa é uma decisão que precisa de atenção. É fundamental analisar quais são os antecedentes da terceirizada, avaliar seus clientes e também quais as qualificações dos professores. Dessa forma, se faz uma escolha segura de contratação desse tipo de serviço.
Fonte/Leia Completo em: Grupo Mednet