Confira os principais temas que a Saúde Ocupacional pode abordar.
As campanhas de saúde nas empresas são importantes para minimizar as principais causas de afastamentos, como doenças mentais (ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.), doenças cardiovasculares, lesões nas costas e joelhos, e acidentes de trabalho.
Seguem os principais temas que a Saúde Ocupacional pode abordar.
Combate à hipertensão arterial – o serviço de saúde pode realizar uma campanha de conscientização aferindo a pressão arterial, encaminhando os hipertensos para o acompanhamento médico e esclarecendo os trabalhadores sobre as medidas de prevenção.
Promoção da saúde mental – campanha que visa à prevenção das doenças mentais, sugerindo técnicas para melhorar a qualidade do sono e enfrentamento de problemas que vão além dos limites da empresa. Especialistas como psicólogos e terapeutas são fundamentais na campanha.
Incentivo à hábitos alimentares mais saudáveis – uma campanha com nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas pode introduzir uma cultura de alimentação mais saudável, evitando a obesidade e as doenças cardíacas.
Combate ao colesterol – o colesterol é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. O serviço de saúde pode enfatizar a realização de exames, proferir palestras e encontros diários com alertas e dicas de cuidados com a alimentação e realização de atividades físicas.
Prevenção às hepatites virais – o serviço de Saúde Ocupacional pode, nesta campanha, além de realizar os exames de detecção dos diferentes tipos de vírus que causam a doença, conscientizar os trabalhadores por meio de palestras proferidas por especialistas infectologistas.
Prevenção do câncer de mama – uma companha de conscientização na empresa alerta as trabalhadoras (e os trabalhadores que replicam as ações com suas famílias) sobre os fatores de risco, sintomas que alertam a presença de tumores e como é possível prevenir a incidência da doença. Palestras e workshops com especialistas enriquecem a campanha.
Prevenção e combate ao diabetes – o serviço de saúde pode elaborar uma campanha para orientar os trabalhadores sobre os sintomas e as formas de prevenção com palestras, vídeos e depoimentos.
Prevenção do câncer de próstata – campanha essencial para orientar os trabalhadores da importância de realizar os exames preventivos regularmente. Com o apoio de especialistas é possível derrubar o tabu que cerca o diagnóstico e mostrar que há tratamento quando a doença é detectada precocemente.
Prevenção ao câncer de pele – campanhas com esse foco ajudam na prevenção do câncer mais frequente no Brasil e no mundo. Ações que incentivem o autoexame e o uso frequente de protetor solar têm resultado efetivo e a longo prazo.
Prevenção de acidentes no trabalho – campanha que enfatiza o uso correto de EPIs, EPCs, adoção de boas práticas e cuidados extras no manuseio de máquinas e equipamentos. Palestras pontuais e Diálogos Diários de Segurança são excelentes ferramentas de prevenção.
Fonte: Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde, CEO da Oncare Saúde e presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho)