Veja quais alimentos também podem ser nossos aliados nesse combate
A campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de pele, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o surgimento de cerca de 176 mil novos casos por ano.
Através da alimentação podemos aumentar a prevenção contra o câncer de pele e de diversas outras doenças, para isso, o consumo de alimentos antioxidantes desempenha um papel fundamental, pois possuem vitaminas e minerais que são capazes de neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela radiação UV.
Veja quais alimentos também podem ser nossos aliados nesse combate:
Alimentos ricos em carotenoides: os carotenoides são pigmentos responsáveis pelas colorações dos alimentos amarelos, laranjas e vermelhos, como o tomate, cenoura, abóbora, mamão, acerola, goiaba, manga, melancia, pimentão e laranja. Possuem ação fotoprotetora, se consumidos diariamente.
Alimentos ricos em polifenóis: os polifenóis protegem o metabolismo de lesões oxidativas, também agindo como fotoprotetores. Presentes em alimentos, como cebola roxa, café, amora, chocolate com mais de 70% de cacau, linhaça, castanha, cacau e em temperos como, anis estrelado, cravo da índia e orégano.
Uma ótima dica é consumir os alimentos ricos em carotenoides, como o tomate, a cenoura e a abóbora junto com azeite de oliva ou abacate, que são fontes de vitamina E e ajudam a potencializar, em até três vezes, a quantidade de carotenoides contidas no alimento.
Além de manter uma alimentação saudável para podermos aproveitar o verão com segurança, é necessário tomar outros cuidados, como evitar a exposição ao sol no período entre 10h e 16h, utilizar protetor solar, procurar lugares com sombra para caminhar e utilizar chapéus e bonés para se proteger do sol e é claro, não esqueça de se hidratar, tomando pelo menos 2 litros de água por dia!
Fonte: Geia