21/12/2022

Evolução da Medicina do Trabalho e os desafios das inovações tecnológicas deram a tônica do 19º Congresso Nacional da Anamt

O evento teve como tema principal “A evolução da Medicina do Trabalho: emprego da epidemiologia na assistência à saúde do trabalhador e os desafios das inovações tecnológicas”

Entre os dias 7 e 10 de novembro, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), realizou, em João Pessoa (PB) o 19º Congresso Nacional Anamt. O evento teve como tema principal “A evolução da Medicina do Trabalho: emprego da epidemiologia na assistência à saúde do trabalhador e os desafios das inovações tecnológicas”, apresentando nas temáticas da programação que a entidade cresceu, se fortaleceu, e vem trabalhando pela valorização da especialidade e na defesa das prerrogativas dos médicos do trabalho.

Na solenidade de abertura, dia 7 de novembro, a mesa solene foi composta pela presidente da Associação, Dra. Rosylane Rocha, o diretor científico da entidade, Dr. Francisco Cortes Fernandes, o presidente regional do evento e da Associação Paraibana de Medicina do Trabalho, Dr. Valker Lacerda, a vice-presidente da Anamt, entre outros.

“O futuro da Anamt, da nossa especialidade e da empregabilidade dos Médicos do Trabalho passa por nossas ações e comprometimento nas nossas práticas médicas diárias, da nossa atuação junto à Anamt e no ativismo político no que tange a prática médica”, destacou Dra. Rosylane, que também lembrou os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, homenageando os profissionais de todas as áreas que atuaram diretamente no atendimento relacionado à doença e também aqueles que faleceram. Ela ainda destacou as realizações do seu período na Anamt, como a disponibilização de conteúdos como o podcast Anamt, realização de webinários e produção de guias sobre a Covid-19.

 

Atualização da NR-4

Segundo Dra. Rosylane, a categoria tem pela frente muitas dificuldades e obstáculos para superar. “É preciso que o médico se coloque lado a lado daqueles que lutam pela nossa profissão”, ressaltou. Como exemplo de uma conquista obtida pela Anamt, ela mencionou a manutenção dos médicos do trabalho nas empresas após a atualização da NR-4, que inicialmente previa a inclusão de outros profissionais na função.

O diretor científico da Associação e presidente eleito para a próxima gestão, Dr. Francisco Cortes Fernandes ressaltou: “vou dar o meu melhor como presidente da Anamt para alcançarmos os objetivos da nossa especialidade”.

A programação transcorreu debatendo questões que são primordiais para a agenda da Medicina do Trabalho, como a simplificação da fiscalização em SST no Brasil e em outros países; Telemedicina e a carreira do médico do trabalho; a atenção desses profissionais com a saúde mental e promoção de um ambiente laboral saudável; saúde mental e o impacto da Covid-19, entre outros.

No dia 10 de novembro, no encerramento do 19º Congresso Nacional Anamt, foram entregues homenagens de honra ao mérito a médicos de trabalho com atuação de destaque em prol da especialidade. Entre os profissionais homenageados, Dr. Dirceu Rodrigues, Dr. João Alberto Montes, Dr. Fabio Pascolato, Dr. Flávio Lins, Dra. Jandira Dantas, Dr. Francisco Ferreira Filho, Dr. Glauber Paiva, Prof. Hudson Couto, Dr. Ivan Modesto, Dr. João Anastácio Dias, Dra. Maria Celeste Oliveira, Dr. Paulo Roberto Maia e Dr. Newton Figueiredo. Os certificados foram entregues aos próprios homenageados ou seus representantes.

Na oportunidade, Dra. Rosylane Rocha relembrou o trabalho realizado ao longo de sua gestão à frente da Anamt. “Começamos essa gestão com um sonho, que era agregar. Tínhamos muito potencial, mas não éramos ouvidos. E conseguimos, dentro da associação, ter uma gestão participativa. Fizemos por amor à medicina e pela nossa especialidade”, destacou.

 

20ª edição será em Gramado, RS

Também foi feita a transmissão do cargo de presidente para o Dr. Francisco Cortes Fernandes. Em sua fala, ele pontuou a sua trajetória profissional como médico do trabalho e ações a serem desenvolvidas na Anamt durante a sua gestão, como valorização do título de especialista, impulsionamento de conteúdos científicos como webinários, podcast Anamt e a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT). Ele também agradeceu o empenho da diretoria atual, o aceite dos membros da nova gestão, além dos presidentes das Federadas, funcionários da Associação e a Dra. Rosylane Rocha, que também foi homenageada no fim da cerimônia.

“Trabalhamos muito e hoje estamos colhendo os frutos. Obrigado pela confiança”, ressaltou Dr. Fernandes.

Na atividade seguinte, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Anamt, na qual foram votadas as alterações e correções no estatuto social da Associação e empossada a nova diretoria. A AGO foi conduzida pela diretora administrativa da Anamt, Dra. Gabriella Oliveira, que também apresentou um relatório de gestão da diretoria.

Para finalizar a cerimônia foi apresentado o vídeo do 20º Congresso Nacional Anamt, que será em Gramado (RS) em outubro de 2023.

 

Fonte: Revista Cipa