12/04/2023

Artigo mostra principais fatores psicossociais protetivos e de risco à saúde mental

Publicado pela Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), artigo de pesquisa mostra a perspectiva de gestores e profissionais de saúde do trabalhador sobre os processos psicossociais relacionados ao trabalho.

Publicado pela Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), artigo de pesquisa mostra a perspectiva de gestores e profissionais de saúde do trabalhador sobre os processos psicossociais relacionados ao trabalho. O estudo foi realizado com 19 profissionais de uma instituição federal de educação, localizada na região Sul do Brasil.

O avanço da globalização, as variações na economia mundial e as mudanças tecnologias e sociais têm transformado a organização do trabalho. No país, as principais causas de afastamento laboral estão relacionadas às lesões por esforço repetitivo (LER), à má postura e à sobrecarga mental.

Neste cenário, o artigo aponta que os profissionais da instituição analisada identificaram como fatores psicossociais protetivos ter um ambiente e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho adequado, possuir autonomia e controle em relação à execução e ritmo do expediente e receber incentivo à qualificação profissional.

Alguns aspectos indutores de riscos psicossociais também foram enfatizados pelo estudo. A sobrecarga de trabalho, a falta de precisão na definição de responsabilidades de funções, a insegurança e estagnação na carreira foram apontados, pelos profissionais da entidade educacional, como fatores que podem levar ao adoecimento mental.

Para as autoras Milena Silva e Suzana Tolfo, o material servirá para estabelecer parâmetros para a estruturação de um programa de gestão de riscos psicossociais na organização estudada.

 

Fonte: https://www.abmt.org.br/noticias/artigo-mostra-principais-fatores-psicossociais-protetivos-e-de-risco-a-saude-mental/