O Brasil encontra-se em 4º lugar no ranking de países com maiores índices de ocorrência de acidentes de trabalho.
O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Portanto, ações desencadeadas em todo o Brasil para promover a Campanha, foi escolhido o mês de abril para ser o mês da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para melhorar a realidade, foi criado o movimento denominado Abril Verde, foi idealizado na busca de favorecer o trabalhador no que tange a sua saúde e segurança, melhorar o retrato do Brasil neste quesito.
O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.
Estima-se que 2,3 milhões de trabalhadores morrem todo ano, devido a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
Diante do alto índice de ocorrências de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o SITESPAR (sindicato dos Técnicos de Segurança do paraná) fez nascer o movimento abril verde, que tem como objetivo: