29/05/2023

Exame de acuidade visual: o que é, para que serve e quem deve fazer?

O exame de acuidade visual trata-se de um teste bastante comum para avaliação ocular. Mas, você sabe o porque ele é importante?

O exame de acuidade visual trata-se de um teste bastante comum para avaliação ocular. Mas, você sabe o porque ele é importante? Entenda no decorrer deste artigo, a importância deste exame para seus funcionários e empresa!

Em geral, os cuidados com os olhos devem acontecer desde o início da vida. Afinal, a visão não só é um dos cinco sentidos, como também é um dos mais importantes para a grande maioria dos seres vivos.

Logo, prestar atenção às condições da visão, também se torna algo muito importante. Neste sentido, para que se tenha a plena certeza de que tudo está certo, diversos exames podem ser solicitados, como é o caso, por exemplo, do exame de acuidade visual.

Basicamente, o exame de acuidade visual trata-se de um teste bastante comum para avaliação ocular, podendo ser utilizado para testar a capacidade visual do paciente e detectar o grau de aptidão do olho. Sendo assim, é capaz de determinar se uma pessoa consegue ou não enxergar.

Considerando tamanha importância, não é de se surpreender que o exame de acuidade visual é um dos mais utilizados na medicina do trabalho, estando presente em exames admissionais, demissionais ou de rotina.

Vamos entender mais sobre o assunto, bem como para o que serve, como é executado, quem deve fazê-lo entre outras informações importantes. Confira:

O que é e para que serve o exame de acuidade visual?

No geral, a baixa acuidade visual pode resultar, entre inúmeros outros problemas, um significativo decréscimo da visão periférica, assim como a dificuldade em distinguir cores ou a incapacidade e perda de aptidão do olho para se ajustar ao brilho, contraste e luz do ambiente.

Neste sentido, o exame de acuidade visual é um teste básico capaz de identificar algumas condições da visão como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Sua execução acontece com o intuito de medir a capacidade visual do paciente de ver, principalmente, contornos.

Em resumo, este exame é executado a fim de identificar possíveis problemas de visão no funcionário (ou futuro) que podem causar riscos a ele mesmo, a outros colaboradores ou ao patrimônio da empresa.

Vale frisar que o exame de acuidade visual é um exame muito completo que facilita demais o diagnóstico feito pelo oftalmologista, que consegue avaliar qual o grau de percepção do paciente com maior facilidade.

Como é executado o teste de acuidade visual?

O exame de acuidade visual trata-se de um exame não invasivo, cujo objetivo consiste na identificação de imagens a uma certa distância. Para isso, o médico prepara o ambiente e o paciente deve:

  • Sentar-se a uma distância específica das imagens;
  • Cobrir um dos olhos;
  • Ler o que enxerga na tabela ou monitor;
  • Repetir todo o procedimento com ambos os olhos.

O mais comum é começar do mais fácil para o mais difícil, ou seja, o médico irá apresentar letras grandes seguindo de menores para ver até onde o paciente consegue acompanhar. Esse tipo de exame se chama Tabela de Snellen.

Por falar na Tabela de Snellen, ela pode ser feita de forma isolada ou em conjunto com outra técnica, otimizando o tempo dos exames.

Dispondo de um equipamento que possui alguns tipos de lentes diversos, o especialista mostra as imagens ao paciente que deverá vê-las através no aparelho. As lentes mostrarão graus diferentes e o avaliado terá como tarefa indicar qual lhe mostra a imagem com mais clareza. Dessa forma, além de identificar se há algum tipo de limitação visual, o paciente já tem de imediato o grau das lentes que deverá usar.

O exame de acuidade visual também poderá avaliar a distinção de cores por meio das pranchas de Ishihara. Este tipo de procedimento é mais indicado para trabalhadores da indústria têxtil, química, geologia ou qualquer outra cuja atividade laboral exija uma perfeita distinção de cores.

Quem deve fazê-lo?

De maneira geral, o exame de acuidade visual trata-se de um procedimento comum e obrigatório nos exames admissionais, demissionais ou periódicos. Neste contexto, todos os funcionários da empresa devem realizá-lo em qualquer uma das fases mencionadas.

Afinal, trata-se de uma forma eficiente de proteger tanto os trabalhadores, quanto as empresas.

Considerando todos estes fatores, é importante ressaltar que caso seja constatada uma perda visual de um trabalhador, isso não significa que está fora adquirida em seu ambiente de trabalho.

Apesar disso, é importante que a empresa siga protocolos quanto a prevenção deste tipo de situação, bem como sigam as recomendações constantes no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) a fim de proteger o trabalhador de eventuais riscos que possam comprometer a sua acuidade visual.

Sintomas de problemas na visão

Embora seja um dos sentidos mais utilizados no dia a dia, nem sempre as alterações são perceptíveis a princípio. Entre as principais razões para isso acontecer, pode-se citar o costume ou a adaptação involuntária do nosso próprio organismo.

Além disso, há quem espere chegar em um momento crítico, para só então buscar ajuda médica. Muitos acreditam que apenas a incapacidade de realizar suas atividades laborais são motivos para se ir a um especialista, mas a verdade é que quão breve seja percebida qualquer alteração, a consulta com um oftalmologista é indispensável podendo ser inclusive, capaz de se evitar um dano ainda maior na visão do trabalhador.

Considerando todos os pontos destacados, selecionamos a seguir, alguns dos principais sinais de alerta que o corpo pode dar que indiquem que chegou a hora de ir a um oftalmologista, são eles:

  • Irritação nos olhos;
  • Leitura dificultada com o aumento da distância;
  • Confusão das cores;
  • Necessidade de se aproximar do que vai ler, seja uma revista ou uma mensagem em dispositivos eletrônicos;
  • Problemas com excesso ou diminuição de luz.;
  • Visão turva ou embaçada;
  • Dificuldade em distinguir formas;
  • Dificuldade em manter a produtividade;
  • Fortes dores de cabeça na região dos olhos.

Em conclusão, assim que seja identificada uma alteração no exame de acuidade visual do funcionário, este deverá ser encaminhado a um oftalmologista, que por sua vez, emitirá um parecer mais preciso, além de determinar a conduta a ser seguida pelo paciente.

Como observado no decorrer deste conteúdo, a realização do teste de acuidade visual é fundamental, principalmente, considerando que muitas pessoas possuem uma deficiência visual e mesmo assim, não são capazes de percebê-las sozinhas.

Afinal de contas, possuem preservada a capacidade de ver objetos grandes, dando-lhes a falsa impressão de que estão com a visão normal, quando não estão.

Vale frisar que a execução do exame de acuidade visual é capaz de proteger tanto a empresa, como o funcionário, preservando sua integridade física, bem como a de todos os demais colaboradores.

Fonte: ProOcupacional