14/06/2023

Mudança No ESocial: Informações De Processos Trabalhistas Serão Enviadas Pela Plataforma A Partir De Abril De 2023

A partir de abril de 2023, as informações de processos trabalhistas perante a Justiça do Trabalho e acordos firmados nas CCPs (Comissões de Conciliação Prévia) e dos Ninters (Núcleos Intersindicais) passarão a ser prestadas por meio do eSocial.

Essa medida trará mais transparência e agilidade na prestação de informações, além de facilitar o acesso aos dados por parte dos trabalhadores e empregadores.

O eSocial é um sistema eletrônico que unifica o envio de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas. Com a adição das informações decorrentes de processos trabalhistas e acordos firmados nas CCPs e Ninters, o sistema se tornará ainda mais completo e eficiente.

A partir de agora, as informações relacionadas aos processos trabalhistas serão enviadas ao eSocial pelas Varas do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho. Já os acordos firmados nas CCPs e Ninters serão prestados pelas próprias entidades.

É importante ressaltar que o envio dessas informações ao eSocial é obrigatório e o não cumprimento das obrigações pode acarretar sanções e penalidades.

Com a adoção do eSocial para o envio das informações relacionadas aos processos trabalhistas e acordos firmados nas CCPs e Ninters, espera-se uma maior eficiência e transparência na gestão dessas informações, trazendo benefícios para trabalhadores, empregadores e para a sociedade como um todo.

Foram criados mais quatro eventos no eSocial para o envio detalhado de informações, visando o cumprimento dessas obrigações. Esses eventos são:

S-2500 – Processo Trabalhista;

S-2501 – Informações de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista;

S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista;

S-5501 – Informações Consolidadas de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista.

A criação desses eventos no eSocial é uma importante iniciativa para aprimorar a gestão de informações trabalhistas e tributárias no país. Com a utilização desses eventos, as empresas poderão enviar detalhadamente informações referentes a processos trabalhistas e tributos decorrentes desses processos, de forma mais ágil e integrada, por meio da plataforma eSocial. 

É fundamental que as empresas estejam atentas às mudanças e se adaptem às novas obrigações para evitar possíveis sanções e garantir uma gestão trabalhista e tributária adequada e eficiente.

Quais são os impactos em relação aos processos trabalhistas no eSocial?

A implementação do eSocial trouxe mudanças significativas na forma como as empresas devem prestar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais ao governo, incluindo impactos nos processos trabalhistas. Entre os principais impactos estão:

 Maior transparência: o eSocial permite uma maior transparência na relação entre empresa e trabalhador, uma vez que as informações são prestadas de forma mais completa e detalhada.

 Redução de erros: com a utilização do eSocial, as empresas têm uma maior responsabilidade na prestação de informações corretas e completas, reduzindo a ocorrência de erros e inconsistências nas informações prestadas.

 Maior controle: o eSocial permite um maior controle das informações prestadas pelas empresas, o que pode ajudar a reduzir fraudes trabalhistas e previdenciárias.

 Aumento da fiscalização: com a centralização das informações no eSocial, o governo pode realizar uma fiscalização mais efetiva das informações prestadas pelas empresas, o que pode aumentar a cobrança por eventuais irregularidades.

 Melhoria nos processos internos: a implementação do eSocial pode exigir uma revisão e atualização dos processos internos das empresas, o que pode resultar em uma melhoria na gestão de pessoas e processos trabalhistas.

No entanto, é importante ressaltar que a implementação do eSocial não afeta diretamente os processos trabalhistas em si, mas sim como as informações trabalhistas são prestadas ao governo. Os processos trabalhistas ainda devem ser gerenciados conforme as leis e regulamentações locais, e o eSocial não substitui o acompanhamento desses processos.

A equipe da Ocupacional atua há mais de 30 anos cuidando da saúde e segurança dos trabalhadores e possui equipe capacitada para adequar seus processos conforme as novas exigências do eSocial. Entre em contato conosco e vamos conversar!

Fonte: Grupo Ocupacional