23/08/2023

Capacitação é ESSENCIAL para prevenção de acidentes, frisa especialista

Uma das principais áreas de preocupação é a falta de conscientização em relação às práticas de segurança

Educação. Palavra essencial quando o assunto é segurança no ambiente de trabalho, já que existe a necessidade de capacitação contínua, não somente para a produtividade nas empresas, mas também na prevenção de acidentes.

Para se ter uma ideia da gravidade que a falta de treinamento pode ocasionar, “Máquinas e Equipamentos” foi o agente causador de mais notificações de acidentes, entre 2012 a 2022, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho/SmartLab, com 15% de ocorrências.

No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego estabelece as Normas Regulamentadoras (NRs) para orientação; uma série de obrigações, direitos e deveres que devem ser cumpridos por trabalhadores e empregadores, com objetivo de manter a salubridade no ambiente de trabalho. Entre as determinações estão os treinamentos e capacitações (NR 1) que, desde de 2019, podem ser realizados à distância (EAD), o que facilita o acesso às informações.

 

Capacitação

Realidade aumentada, Apps, dispositivos de proteção pessoal e monitoramento são alguns dos itens que podem ser incorporados na rotina laboral, proporcionado maior assertividade e desempenhando um papel importante na prevenção de acidentes. “A implementação dessas inovações deve ser acompanhada por uma abordagem de conscientização e treinamento”, responde Matheus Lúcio, especialista em tecnologia e desenvolvimento de softwares, que atua com projetos para SST.

Ele reforça que uma das principais áreas de preocupação é a falta de conscientização em relação às práticas de segurança, sendo também fundamental que os trabalhadores tenham um canal aberto de comunicação para relatar condições inseguras, frisa o Lúcio. “A participação ativa dos funcionários na identificação e resolução de problemas de segurança pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho ainda mais seguro e saudável”, finaliza.

Fonte: Cipa&Incêndio