25/09/2023

Cartilha ajuda a identificar riscos, perigos e danos que a eletricidade pode causar

Material está disponível para download no site da biblioteca da Fundacentro

a última quarta-feira, 02, especialistas falaram sobre segurança em trabalho com fluxo de carga elétrica durante lançamento da cartilha “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras”. Evento foi transmitido pelo canal da Fundacentro no YouTube.

A live, conduzida pela tecnologista da Fundacentro Glaucia Fernandes, contou com a participação de Maria Christina Felix e Swylmar dos Santos Ferreira.

Projeto de Saúde e Segurança na Indústria da Construção

Maria Christina Félix, tecnologista da Fundacentro, começa a live falando sobre o projeto do qual a cartilha é produto. “O grupo da indústria da construção começou em 1988 e se transformou num programa nacional até, mais ou menos, 2014. Dentro desse projeto, foi realizada uma série de atividades, como cursos de capacitação e atualização para profissionais de saúde e segurança no trabalho (SST) e gestores”.

Felix enfatiza que o projeto colaborou com o lançamento e atualização de diversas cartilhas, manuais e livros. “Nesse momento estamos revisando uma série de publicações devido à transformação e revisão das Normas Regulamentadoras (NRs) e das Normas Brasileiras (NBRs)”.

A tecnologista ainda afirma que, atualmente, o grupo está ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Agora, nós vamos estar diretamente relacionados ao PAC, foi uma solicitação do Ministério do Trabalho à Fundacentro para apresentar alguns projetos em relação às obras do PAC que vão reiniciar”.

Cartilha

De autoria dos engenheiros eletricistas e de segurança do trabalho , Swylmar dos Santos Ferreira e Maurício José Viana, a cartilha “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras” está em sua segunda edição.

Com informações que ajudam a reconhecer os riscos, perigos e danos que podem ser causados pela eletricidade e conteúdos sobre inovações tecnológicas, a nova versão da publicação está adequada ao contexto normativo nacional que se encontra em vigor.

“A atualização da cartilha, além de ter revisão baseada na NBR17018, ela acompanha a ABNT NBR 5410, a RTP 05, que é a recomendação técnica de procedimentos da Fundacentro, e a NR-18”, explica Swylmar Ferreira .

O objetivo do material é contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhadores de canteiros de obras, sejam eles eletricistas, técnicos de segurança, eletrotécnicos, engenheiros e demais profissionais que necessitem de proteção.

Durante a live, Ferreira faz uma análise comparativa entre as duas versões da cartilha e apresenta o que foi acrescido na nova versão.  “Nessa segunda edição, a gente colocou um item específico em risco de origem elétrica, onde nós resolvemos incluir uma ideia, para os trabalhadores, do que seria um Programa de Gestão de Riscos (PGR). Inserimos itens sobre controle de energias perigosas, arco elétrico e acrescentamos um checklist de proteção contra choques elétricos”.

A transmissão está disponível no YouTube da Fundacentro. Assista através do link.

Fonte: gov.br