Manter ambientes de trabalho seguros e saudáveis é essencial. Exemplos de sucesso incluem o Grupo Marista e o Grupo Innovar, premiados por suas práticas de bem-estar e gestão de ESG, beneficiando colaboradores e empresas.
Todos os departamentos dentro de uma corporação são determinantes para manter o seu ecossistema funcionando, o que inclui estações para bem-estar, ajuda e promoção da segurança dos colaboradores. Eis aí que entra a importância de ambientes seguros, que estimulem o cuidado para prevenir doenças ocupacionais, oferecendo uma boa infraestrutura e profissionais capacitados para acompanhar o cumprimento dessas medidas, bem como a organização deve instruir seus colaboradores sobre as precauções para evitar acidentes.
“O Departamento de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional é fundamental nas ações que promovem a esses setores ambientes seguros e saudáveis, focando na prevenção de acidentes e oferecendo condições adequadas aos colaboradores. O contrário disso é a ocorrência de acidentes de trabalho, que acarretam em danos sociais imediatos. O mais importante é o comprometimento com a saúde e integridade física dos colaboradores, principalmente quando representa a mão de obra do serviço e operação ofertados ao mercado. Fazendo a sua parte, cabe aos colaboradores observarem os requisitos das normas de segurança. Assim, todos têm parcela de responsabilidade na prevenção”, comenta Sidemir Inácio, diretor-presidente da Padrão Serviços.
Cultura prevencionista
Durante o Simpósio Ambientes Seguros, iniciativa das revistas Meio Ambiente Industrial (do Grupo BMComm) e CIPA & Incêndio (Fiera Milano Brasil), realizado na FISP 2022 – Feira Internacional de Segurança e Proteção, foram colocadas em pauta as sinergias entre Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e de Gestão Ambiental e a participação dessas duas áreas na adoção dos princípios ESG (sigla em inglês relativa às políticas e aos programas de proteção ambiental, responsabilidade social e governança corporativa).
Um dos temas foi a cultura prevencionista, ou seja, o fomento de ações e inciativas para prevenção de doenças laborais. “A Organização Internacional do Trabalho preconiza que, para melhorar e alcançar um bom sistema de segurança e saúde do trabalho, conforme as Convenções 155 e 187, deve-se observar alguns pilares, como a criação de uma cultura de SST. Isso inclui o desenvolvimento de um sistema de gestão, a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com atuação direta dos prevencionistas, profissionais que estão envolvidos com essas questões no dia a dia da organização”, disse Luiz Carlos Lumbreras, o auditor fiscal do trabalho, no evento.
Saúde Ocupacional premiada
“Exemplos arrastam”. A máxima cabe quando empresas se empenham em ações prevencionistas dentro de seus departamentos, gerando aos funcionários atitudes positivas para o bem-estar de todos. Uma delas é o Grupo Marista, que foi contemplado na categoria Bronze, por práticas de gestão com foco nos colaboradores, em 2022 no 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovida pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), em que são valorizadas as companhias que mais investem em práticas de bem-estar e saúde em seus ambientes corporativos.
“O Grupo reformulou o Programa Bem-Estar Marista, que estimula uma vida mais saudável por parte dos colaboradores. Está dividido em quatro pilares, com foco em corpo, mente, saúde financeira e educação. Entre as ações promovidas está a Corrida Bem-Estar Marista, que foi um sucesso em 2022. Além disso, outra iniciativa promoveu testes de Covid-19 e influenza para pais, alunos e colaboradores da PUCPR, antes do início do ano letivo”, explica Andree Woroby Dias, gerente de remuneração e planejamento do grupo educacional.
Outro exemplo vem do Espírito Santo: o Grupo Innovar, empresa capixaba de consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho, recebeu da Latin American Quality Institute (LAQI) o prêmio de Empresa Brasileira do Ano 2023, em maio último. O reconhecimento foi pela excelente gestão de negócios, comprometimento com o modelo de excelência LAEM (sigla para “El Latin American Excellence Model”) e desenvolvimento constante, com destaque para as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).
Para Breno Simoura Nascimento, presidente e fundador do Grupo Innovar, cuidar dos trabalhadores é a maior motivação para ambientes seguros e saudáveis. “Estamos há 17 anos no mercado e contamos com cerca de 500 colaboradores, diretos e indiretos. É muito bom ver que melhoramos a vida e a saúde das pessoas e temos a consciência da necessidade de manter o foco no aprimoramento permanente. Quanto maior o reconhecimento, maior a responsabilidade”, endossa o gestor.
“Quando o colaborador atua em um ambiente seguro e saudável, com condições adequadas, seu desempenho cresce e, com ele, os resultados do negócio. Além de aumentar a produtividade e fortalecer a imagem da empresa, diminui o presenteísmo, o absenteísmo e evitam-se doenças ocupacionais e acidentes do trabalho”, conclui Sidemir Inácio, da Padrão Serviços, ao Diário de Mogi.
Fonte: Cipa&Incêndio