01/03/2024

Inovação no setor têxtil: Vestimentas antichamas com rastreabilidade

Uma reportagem exibida no programa RN Noite, da RIC TV, no dia 14 de setembro, mostrou uma incrível inovação que está revolucionando o setor têxtil: uma tecnologia para rastreamento de tecidos, que promete trazer transparência e segurança.

A tecnologia em questão envolve a integração de um código binário invisível diretamente nos fios do tecido. Esse código só fica visível quando exposto à luz ultravioleta para ser lido por meio de um aplicativo de QR Code ou leitor de inteligência artificial. Isso permite mapear e acessar todo o histórico de fabricação e distribuição da peça têxtil.

Micheline Maia Teixeira, co-fundadora da R-Innove Soluções Têxteis, explicou durante a entrevista ao programa RN Noite, que as empresas que adotarem essa tecnologia inovadora em seus produtos poderão realizar ações de sustentabilidade ainda mais eficazes. A rastreabilidade dos tecidos possibilita a coleta e destinação adequada das peças após seu ciclo de uso, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

No entanto, o potencial da tecnologia de rastreamento vai além da sustentabilidade. Um dos campos em que essa inovação está desenvolvida com grande sucesso é o de vestimentas antichamas, que desempenham um papel crucial na segurança dos trabalhadores expostos a ambientes com risco de arco elétrico e fogo. A ANIMASEG, em colaboração com fabricantes de tecidos associados, tem trabalhado na integração dessa tecnologia em tecidos técnicos destinados a essas vestimentas especializadas.

Raul Casanova Junior, diretor Executivo da ANIMASEG, destaca a importância dessa inovação para o setor. “Com essa tecnologia de rastreamento de tecidos, podemos intensificar a fiscalização das vestimentas antichamas. Infelizmente, existem produtos no mercado que não seguem as normas técnicas de fabricação, colocando em risco a segurança e proteção dos trabalhadores. Essa inovação nos permitirá garantir que apenas os tecidos em conformidade com as normas técnicas sejam utilizados para a fabricação dessas vestimentas essenciais”.

O desenvolvimento dessa tecnologia de rastreabilidade de tecidos representa um marco significativo para a indústria têxtil e, especialmente, para a segurança dos trabalhadores que dependem de vestimentas antichamas confiáveis. À medida que mais empresas adotam essa abordagem inovadora, a expectativa é que os padrões de qualidade e segurança no setor aumentem consideravelmente.

Fonte: ANIMASEG