22/05/2020

Principais riscos para trabalhadores em ambientes externos

Listamos aqui alguns fatores de risco importantes que podem influenciar no trabalho em ambiente externo.

Quem trabalha em ambientes externos está sujeito a muitos riscos, maiores ou menores de acordo com o que faz, em que região geográfica, estação do ano e horário da jornada. Um treinamento adequado aos riscos em exteriores é responsabilidade dos empregadores.
 

AGENTES AMBIENTAIS
O calor pode ser o mais importante, e ele é agravado pela atividade física que deve ser exercida.  Além disso, o sol pode implicar, além de queimaduras, em risco de câncer de pele.  De acordo com a região e a estação, o frio pode ser um problema sério.  Para completar, o ruído é um agente sempre presente.  E em atividades especiais, a radiação eletromagnética de antenas de rádio, TV e celulares pode ser um risco adicional.


E A SEGURANÇA?
Em ambientes externos podemos ter a colisão no transporte, os atropelamentos, as quedas de nível diferente (dependendo da atividade), assim como a exposição a raios (descargas atmosféricas) e às intempéries em geral.  O trabalhador também pode ficar envolvido em tumultos de rua, manifestações ou assaltos, fugas de detentos. 

Uma boa análise de riscos, estudando-se todas as atividades, estações, região geográfica e urbana, jornadas e horários e circunstâncias, vai poder ajudar a selecionar e ampliar as sugestões acima.


AGENTES BIOLÓGICOS
Dependendo da região, atividade e época do ano, podemos ter risco relevante de aranhas, escorpiões e cobras venenosas, além de plantas irritantes ou tóxicas.  E não devemos esquecer de vespas e abelhas, assim como os cães soltos (raiva) e ratos (leptospirose). As inofensivas capivaras também transmitem doenças graves.  Especialmente precisamos lembrar das doenças causadas por vetores (mosquitos etc.): Doença de Chagas, Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunha.


Fonte: Revista Proteção