26/06/2020

Cuidados a serem adotados antes de mudança de ambiente

É importante pensar que mudanças no local de trabalho podem incluir improvisos, adaptações e ações impensadas.

Na vida, mudanças são sempre uma esperança de melhora. Mudamos para progredir, criar oportunidades e avançar. Portanto, transformações são positivas quando desejamos evoluir. Entretanto, nos procedimentos e métodos de trabalho, assim como no local de trabalho, fazer mudanças não pode ser um processo descuidado.

As mudanças no local de trabalho supõem melhorias. No entanto, é importante lembrar que podem incluir improvisos, adaptações e ações impensadas. As mudanças ou modificações no local de trabalho podem criar riscos dentro de uma organização. As mudanças podem ser perigosas, às vezes, as mudanças são "assassinas" em um ambiente organizacional.

Portanto, toda modificação que ocorre no local de trabalho não pode ser realizada sem uma prévia análise de riscos. O supervisor da área deve ser responsável por isso. O departamento de segurança deve apoiar e acompanhar todo o procedimento.

Quando as transformações alteram equipamentos, proteções ou ainda o método de trabalho, os empregados devem passar por treinamento com o devido acompanhamento.

Deve haver um meio seguro de detectar e analisar as mudanças do local de trabalho para que ocorra uma competente análise de riscos. Desta forma, as mudanças serão positivas e não perigosas. As pessoas que fazem parte do conjunto, devem sempre ser informadas sobre mudanças para evitar “surpresas”.

 

Fonte: Dicas do Protegildo - Proteção