SERVIMET
EPRs ajudam a indústria a cumprir as exigências legais e normativas, contribuindo para uma gestão responsável e ética dos negócios, visando o bem-estar de todos os funcionários e colaboradores.
Aquele ditado “melhor prevenir do que remediar” cabe muito bem quando o assunto é Saúde Ocupacional, já que o bem-estar dos colaboradores deve ser uma meta presente nas corporações.
Começam a valer em julho as primeiras medidas do novo texto da NR 35, com redação do Ministério do Trabalho. Uma das principais mudanças na legislação tem a ver com a utilização de escadas.
Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto de lei PL 245/2019. Essa lei visa garantir aposentadoria especial para trabalhadores que exercem funções de alto risco à saúde.
Leia mais abaixo
A lei 14.457/22, promulgada no último mês de setembro, criou o Programa Emprega + Mulheres, com o objetivo de reduzir os casos de assédio e promover a contratação e retenção de mulheres no mercado de trabalho.
Este ano, um dos principais temas da agenda é a chamada “transição justa” para economias sustentáveis e inclusivas.
São diversas afecções que apresentam manifestações clínicas distintas e que variam em intensidade.
Após o fim da pandemia, diversos profissionais passaram a ter novas prioridades, colocando o modelo de trabalho como um critério para aceitar o emprego.
Muitos desafios e dificuldades que as grávidas encontram não são por conta da gestação em si, mas sim, devido às condições de trabalho impostas por alguns empregadores
Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela startup Indexmed.
A partir de abril de 2023, as informações decorrentes de processos trabalhistas perante a Justiça do Trabalho e acordos firmados nas CCPs ) e dos Ninters passarão a ser prestadas por meio do eSocial.
A revista eletrônica Consultor Jurídico destaca na edição desta terça (6/6) artigo assinado pela presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, e pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho.
A partir de abril de 2023, as informações de processos trabalhistas perante a Justiça do Trabalho e acordos firmados nas CCPs (Comissões de Conciliação Prévia) e dos Ninters (Núcleos Intersindicais) passarão a ser prestadas por meio do eSocial.
A partir da nova regra, empregados expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde poderão ter direito à aposentadoria, desde que tenham contribuído por, pelo menos, 15 anos com a Previdência Social.
As empresas poderão se valer das informações obtidas por meio de sua área de compliance trabalhista para fins de gerenciamento das informações com sustentáculo em seu canal de denúncias.
Mais da metade das empresas deseja capacitar seus colaboradores (62%) para essa cultura, bem como desenvolver a diversidade e inclusão (58%), além de adotar políticas de remuneração justa (51%).
O contexto de transformações pelas quais a sociedade vem passando, sobretudo relacionadas a questões econômicas, políticas e tecnológicas, tem tensionado, contemporaneamente, as relações de trabalho.